Nossa História

As origens da FU/FF/UFG remetem à 11 de novembro de 1984, quando foi inaugurada a Farmácia de Dispensação, onde eram manipuladas formulações oficinais e dispensadas para a comunidade, servindo como ambiente para estágio dos alunos do curso de Farmácia. A Farmácia de Dispensação encerrou suas atividades em 1996 quando foi inaugurada a Farmácia Escola. Neste novo modelo de estabelecimento estavam previstas atividades de manipulação magistral de medicamentos e comércio de especialidades farmacêuticas, produtos para higiene e produtos naturais. Com a ampliação do campo de atuação foram ampliadas também as possibilidades para as atividades de ensino e extensão. Além disso, a Farmácia passou a ser palco para pesquisa em várias áreas de atuação do farmacêutico, como a Assistência Farmacêutica, Farmacovigilância, Farmacotécnica, entre outras. No ano de 2012, a Farmácia Escola passou por novas mudanças, tanto no que diz respeito à infraestrutura quanto em seu campo de atuação. O ambiente físico da farmácia foi reduzido e reformado para adaptação do espaço para funcionamento de uma unidade da Farmácia Popular do Brasil, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia. Diante desta nova realidade, a Farmácia Escola passou a se chamar, Farmácia Universitária, FU/FF/UFG, passando a prestar serviços de manipulação de medicamentos e serviços farmacêuticos especializados, como a consulta de revisão da farmacoterapia e intervenção na terapia farmacológica.

Com seu início voltado ao Ensino, a FU/FF sempre prezou pela excelência na formação, destacando a importância da prática, com atuação crítica e ética. A partir da Nota Técnica DAES/INEP n° 08/2015 este cenário de prática, passou a ser reconhecido como essencial e obrigatório para os cursos de Farmácia. Como informado anteriormente, a Faculdade de Farmácia da UFG já cumpria essa obrigatoriedade legal, desde meados da década de 1980. Além de contribuir para a promoção da saúde da população goiana, a FU/FF/UFG sempre contribuiu para que este cenário de prática fosse estruturado, com qualidade, em âmbito nacional. Destaca-se que o estágio na FU/FF/UFG é obrigatório para os alunos da FF e utiliza metodologias ativas desde 2010, o que é preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Farmácia, publicada em 2017.

Exercendo seu papel de liderança e referência, a FU/FF/UFG atua, em âmbito nacional, participando continuamente dos Encontros Nacionais de Farmácias Universitárias. A farmácia já sediou dois destes eventos e participou ativamente da estruturação e fundação do Fórum Nacional de Farmácias Universitárias (FNFU). Além de estar sempre atuante junto ao FNFU, a equipe da FU/FF tem apresentado suas experiências e discutido as necessidades do setor em diferentes congressos nacionais.